Profissional de Saúde do  Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19  é a primeira vacinada em Paratinga

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (19), aconteceu o ato da aplicação da primeira dose da vacinação contra a Covid-19 no município de Paratinga. A primeira pessoa vacinada  integra a equipe de linha de frente do Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19.

O ato realizado na Unidade de Atenção Básica da Sede(SESP), contou com a presença do prefeito Marcel Carneiro, secretária de saúde Elizângela Vasconcelos, secretário de administração Adjair da Silva Brandão, diretores dos departamentos de Vigilância Sanitária Epidemiológica e Centro de Atendimento ao Enfrentamento da COVID-19.

Na primeira etapa da vacinação serão imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas urgências e emergências da cidade, conforme prevê o Ministério da Saúde.

BahiaFArmShow-350x250px

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesse domingo (17), o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. Segundo a própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a vacinação nos municípios será em quatro etapas e obedecerá ao cronograma estabelecido pelo Plano Nacional, elaborado pelo Ministério da Saúde:

Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, e acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência;

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação;

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19;

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.