SAAE de São Félix do Coribe contesta dados sobre presença de agrotóxicos na água que abastece o município

0
GrupoSCosta-350x250px

 

rio corrente
Rio Corrente que banha os municípios de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, e é  responsável pelo abastecimento das duas cidades/Foto: reprodução

Através de nota divulgada nas redes sociais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Félix do Coribe  contestou os dados sobre a presença de 27 agrotóxicos na água que abastece o  município, divulgados pela investigação conjunta da ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye. O SAAE garante conformidade da água, conforme os parâmetros determinados pelo  Ministério da Saúde.

Os dados que ganharam repercussão em toda a Bahia apontam que 217 municípios, inclusive cidades que são banhadas pelo rio São Francisco, como  Malhada e Ibotirama contêm pelo menos um agrotóxico na água que abastece às torneiras. Segundo a pesquisa, Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, tem a situação mais crítica e consomem um perigo coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população.

Confira nota do SAAE de São Félix do Coribe  na íntegra:

Todas as análises na água distribuída pelo SAAE de São Félix do Coribe – Bahia estão isentas de substâncias presentes em agrotóxicos. Ela atende aos palatômetros de portabilidades, conforme as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde.

O padrão de qualidade da água produzida pelo SAAE é garantido pelo rigoroso controle operacional realizado desde os pontos de captação, adução, tratamento e distribuição.

O SAAE reforça que segue rigorosamente a legislação e assegura que a água tratada está sendo distribuída em condições de potabilidade e não apesenta risco à saúde humana. Os dados são divulgados no site oficial www.saaesfc.ba.gov.br, bem como na plataforma do Siságua.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.