Câmara aprova Projeto de Lei que autoriza Prefeitura de Bom Jesus da Lapa a firmar convênio com a UNISA para bolsas de graduação e pós-graduação aos ACS e ACE

0
GrupoSCosta-350x250px

Os vereadores aprovaram nessa quinta-feira(3), por unanimidade, em segunda e última votação o Projeto de Lei do Poder Executivo nº 1.404/2019 que “autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio com a Universidade Santo Amaro-UNISA, para o custeio dos cursos de graduação e de pós-graduação para os servidores ativos da Secretaria de Saúde, vinculados a Atenção e Vigilância em Saúde.

Justificando a proposta, o Poder Executivo destaca que é de suma importância para o município investir no aprimoramento dos servidores públicos municipais, para garantir que possa prestar um melhor serviço à sociedade. Sendo assim promover maior habilidade nas promoção da saúde para a comunidade.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com a Coordenadora da Associação dos Agentes de Saúde de Bom Jesus da Lapa, Jesuína Maria da Conceição, a aprovação do projeto representa uma grande conquista para a categoria, já que o projeto foi aprovado  um dia antes do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, o curso de graduação e pós-graduação para os Agentes de Saúde e Endemias. “Com isso, essa formação da graduação e da especialização vai possibilitar aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos. Vai fazer com que o nosso  trabalho do dia a dia, de casa em casa seja mais específico, com mais qualidade”, disse.

“Então dessa forma, nós, os Agentes Comunitários de Saúde estamos muito felizes com essa nossa conquista. Até porque, essa luta nossa pela graduação iniciou em 2013. Falamos com o prefeito em 2012 na época de campanha eleitoral, ele venceu as eleições, e em 2013, na primeira reunião dele com a categoria ACS e ACE, ele reafirmou que iria fazer um projeto de lei voltado para bolsas de estudo na universidade. Então, conseguimos aprovar o projeto, e aprovou a primeira turma na área de Serviço Social de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. E agora, o projeto de graduação e pós-graduação para aqueles agentes que vão iniciar. Que não participaram da primeira turma e vão iniciar agora”, explicou.

O projeto vai possibilitar que a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa faça um convênio para custeios as parcelas mensais decorrentes das anuidades dos cursos de graduação e de pós-graduação que venham a ser oferecidos aos servidores ativos da Secretaria de Saúde, vinculados a Atenção e Vigilância em Saúde, sendo exclusivo para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.