Covid-19 mata três pessoas a cada dois dias em Vitória da Conquista

0
GrupoSCosta-350x250px

Nos últimos 26 dias, 38 mortes por Covid-19 foram registradas em Vitória da Conquista. A média é de quase três mortes a cada dois dias em pacientes internados nos hospitais públicos e privados da cidade. Ao todo, 60 pessoas que foram internadas nestes leitos morreram desde o início da pandemia.

Considerando apenas os residentes na cidade, Vitória da Conquista perdeu em média dois habitantes a cada três dias por conta da Covid-19. De 13 de abril, quando ocorreu o primeiro óbito, até 16 de junho foram 5 óbitos, nos dias sequentes foram mais 18 óbitos, chegando a 23 no total.

Óbitos em pacientes de Vitória da Conquista nos últimos 30 dias – Fonte Ministério da Saúde

O último óbito confirmado foi de um homem de 57 anos, morador do bairro Espírito Santo. Ele faleceu neste domingo (12), após ser internado no dia 8 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A doença agravou seu quadro de Gastropatia Erosiva Aguda e Hipertensão.

Entre os óbitos registrados no município por conta da Covid-19, 16 eram homens e 7 mulheres. Um paciente era recém nascido, um tinha idade entre 20 e 29 anos e quatro com idade entre 40 e 59 anos. Na faixa etária com mais de 60 anos foram 17 vítimas.

Doença Cardíaca, hipertensão e diabetes foram as comorbidades associadas mais comuns nas mortes por Covid-19. De cada seis pacientes que morreram em Conquista, um não apresentava nenhum tipo de comorbidade.

Segundo o último boletim da secretaria municipal de Saúde, desde o início das notificações no município, em 27 de fevereiro, até este domingo, foram confirmados 1.155 casos de pessoas que se contaminaram com a Covid-19. São 910 paciente considerados recuperados, outros 222 seguem apresentando sintomas e permanecem com o vírus ativo (26 internados e 196 em tratamento domiciliar)

Ainda estão sendo investigados 4.851 casos notificados com Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19 que aguardam classificação final no e-Sus Notifica, sendo que 4.313 casos possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 538 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

A Secretaria de Estado do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou 46 leitos clínicos e 50 UTI’s para atender a uma população de 1,8 milhões de pessoas, distribuídas em 74 municípios. Neste domingo (12), os leitos clínicos tinham 71,7% de ocupação e as UTI’s estavam com 66% de leitos ocupados.

São 66 pacientes residentes de Vitória da Conquista e também de outros 26 municípios da macrorregião: Jaguaquara, Jânio Quadros, Iguaí, Malhada de Pedras, Belo Campo, Eunápolis, Itapebí, Valença, Jequié, Planalto, Livramento de Nossa Senhora, Ibicuí, Anagé, Itapetinga, Barra do Choça, Poções, Piripá, Cocos, Itabela, Pedra Azul, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Wenceslau Guimarães, Divisa Alegre e Guaratinga.

Informações da Agência Sertão