Estado recebe liberação para implantação do sinal 5G em 35 municípios

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Zack Stencil/MCom

O estado da Bahia recebeu liberação para ativação do 5G em 35 municípios. A partir da próxima segunda-feira (30), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação de estações nessa frequência.

“Com essa liberação, esperamos que as operadoras cheguem a estes locais e, assim, a gente alcance cada vez mais municípios com a internet 5G, levando conectividades até mesmo aos locais mais remotos”, afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24), após a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Além da Bahia, outras 22 unidades da federação também estão com todos os municípios liberados para a ativação do 5G, como Acre (AC), Alagoas (AL), Espírito Santo (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, 5.191 municípios brasileiros já têm a faixa de 3,5 GHz liberada, o que representa cerca de 96% da população do país. No entanto, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G, pois o cronograma de ativação depende do planejamento de cada operadora.

A decisão tomada pelo Gaispi, presidido pela Anatel, segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora de Faixa (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado (EAF).

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui