Caminhada marca o dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Foto: divulgação

Bom Jesus da Lapa – A  Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, além do CREAS, realizaram na manhã desta  quarta-feira, dia 18, uma caminhada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração da caminhada foi  no Centro da cidade próximo a Agência da Caixa e contou com a presença de alunos das escolas Balão Mágico,  Edvaldo Boaventura, Paulo Freire, São José e Wilson Lins; além dos alunos do Colégio da Polícia Militar(CPM).

Foto: divulgação

Durante a caminhada, que contou com apoio de segurança da Guarda Civil Municipal, foram exibidas faixas, palavras junto ao carro de som e foram distribuídos panfletos com informações e orientações para que ocorra ajuda e prevenção em casos de abusos e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Foto: divulgação

A ação, também chamou a atenção da população para a importância de entender e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, considerando que é  essencial conhecer o contexto e a dimensão dessa questão. E lembrou que a falta  de conhecimento sobre os direitos da infância e adolescência também contribui para o aumento das violações.

Foto: divulgação
BahiaFArmShow-350x250px

Abuso sexual e exploração sexual

Ambos, na verdade, se caracterizam como violência ou abuso sexual. A diferença está no fato de que na exploração sexual há a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos, ou seja, vendem-se seus corpos para conseguir dinheiro.

Segundo o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), você deve fazer uma denúncia no caso de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, de qualquer tipo, incluindo a violência sexual (abuso ou exploração sexual). Assim como, é papel dos profissionais da rede de atenção à infância e adolescência identificar e denunciar tais situações.

Foto: divulgação

Sobre o dia 18 de maio

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio representa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Foto: divulgação
Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.