Cheia do Rio São Francisco: Casas ficam alagadas em comunidades ribeirinhas de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Famílias sendo visitadas pela Secretaria de Assistência Social/Foto: divulgação

Após cheia do Rio São Francisco, casas ficaram alagadas em comunidades ribeirinhas do município de Bom Jesus da Lapa. Por causa disso, muitos moradores  da Ilha  da Mariquinha, Ilha da Cana Brava,  Ilha do Banco do Jogo, Ilha do Carrapato e Ilha da Prata  tiveram que deixar suas casas. Alguns moradores precisaram deixar seus imóveis há cerca de 15 dias. No entanto, 180 famílias estão em pontos críticos da região, porque se recusaram a sair de casa. A Ilha de Mariquinha foi uma das regiões mais afetadas na cidade, onde cerca de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.

Ilha da Canabrava

Nas últimas duas semanas, a Prefeitura da cidade tem realizado várias ações conjuntas em parceria com a Agência Fluvial da Marinha e o 20º Grupamento de Bombeiros Militar,  para o acompanhamento, conscientização  e retirada das famílias ribeirinhas e dos  animais das áreas atingidas. Segundo as últimas informações divulgadas pela  Secretaria de Assistência Social no início da semana,  Bom Jesus da Lapa tem  57 pessoas  desabrigadas e  292  desalojadas em decorrência das últimas chuvas e da atual  cheia do rio São Francisco.

Ilha da Cana Brava
Restaurante na Barrinha quase coberto pela água

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a  última cheia foi registrada em  2007, quando o nível  se aproximou dos 9 metros. Com o início da abertura das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, o rio já atingiu a cota de 8,80 metros, sendo o nível mais alto  dos últimos 14 anos.

Confira as imagens no Instagram do Notícias da Lapa