Com 100% de ocupação,  20 pacientes aguardam vaga de leito Covid em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Leito de UTI de Bom Jesus da Lapa/arquivo Notícias da Lapa.

Uma média de 20 pacientes estão internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Bom Jesus da Lapa aguardando  transferência para um leito Covid.  Os  10  leitos de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carmela Dutra  continuam em 100% de ocupação,  como também os 23 leitos clínicos. A informação foi confirmada durante entrevista do prefeito Fábio Nunes e o Secretário de Saúde Euler Nogueira  à Rádio Bom Jesus FM, na manhã desta terça-feira(22).

Durante a fala o   secretário de Saúde reforçou o  pedido feito pelo  gestor, para que a população lapense evite fazer aglomerações[festas] no período junino, já que  o município vive um dos  piores momentos da pandemia, com o aumento de casos e  internações. Euler  lembrou que a situação de Bom Jesus da Lapa pode se  agravar  ainda mais  após o São João,  se a população não colaborar.

BahiaFArmShow-350x250px

Nogueira disse que Bom Jesus da Lapa  já registrou 77 mortes  em decorrência da Covid-19, já que mais dois óbitos ocorridos fora do município serão  incluídos no boletim de hoje. Ele lamentou que só no final de semana foram registrado 5 óbitos,  com duas notificações no sábado e três no domingo. “São números assustadores,  essa quantidade de óbito por conta da covid numa cidade como Bom Jesus da Lapa,  é muito pra gente – a gente fica assustado”. lamentou.

O chefe da pasta  mostrou preocupação com a chegada do São João, considerando que todos os leitos covid do município estão ocupados.  “A UPA, nos assusta demais, nós temos 20 pacientes na UPA positivo, sem a gente ter como transferir pra o hospital, por conta da quantidade de leitos que estão ocupados lá, os leitos Covid. São um  total de 23 e mais 10 leitos de UTI, e por incrível que pareça, hoje a gente só tem pacientes nossos na UTI, pacientes que deram entrada com os nossos endereços. Então, a gente tá um pouco assustado,  e a gente pede a população de verdade que nos ajude aí nesse período,  pra gente não ter um cenário mais preocupante daqui umas duas semanas.

CASOS

No último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira(21), Bom Jesus da Lapa confirmou  139 casos. Os registros representam   um novo recorde diário no município. A boa notícia é que  171 pacientes  receberam alta, e número de casos ativos caiu para para 265, no entanto o secretário de saúde lembra que esse número pode subir com os novos resultados de PCR que deverão  sair antes do São João.