Moradores das Ilhas  recebem ação da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa devido à cheia do Rio São Francisco

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Dando prosseguimento ao atendimento às famílias atingidas pelas cheias do rio São Francisco no município, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social,  esteve  na Ilha da Mariquinha, Ilha do Fogo e na Ilha do Jogo, nesta terça-feira(11).

Durante a ação, com o apoio do 20º Grupamento de Bombeiros Militar(GBM), foi feito  monitoramento das ilhas, maior parte já coberta pelas águas, com orientação e  retirada de algumas famílias. Muitas famílias resistem e não querem deixar suas casas, sendo obrigadas assinar um termo de compromisso. Ainda de acordo a Secretaria de Assistência Social, mesmo as famílias resistindo em não deixar as suas casas, as mesmas  continuam sendo acompanhadas, caso precise fazer uma evacuação de emergência.

Foto: divulgação

Ainda de acordo a gestão municipal, o nível do Rio São Francisco está sendo monitorado desde o início da cheia, e várias famílias já foram retiradas dos locais de riscos, outra resistem e estão sendo monitoradas, e uma força-tarefa da Secretaria de Assistência Social,  em parceria Marinha, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar foi criada para uma eventual emergêncai.

Foto: divulgação

Com nível do rio subindo, as visitas  para avaliar a situação,  ouvir os moradores e fazer algumas orientações, continuam durante a semana.

O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, começou a subir de forma significativa  no final de 2021, e estabilizando em 6,98 metros acima do normal no  dia 28 de dezembro, e devido às  chuvas que caíram na  região e em Minas Gerais, o nível voltou a subir na primeira semana de janeiro, deixando as autoridades da região  em alerta. E na manhã desta terça-feira(11), o rio  já registra a maior cheia dos últimos 14 anos no município, marcando  de 8,17 metros acima do normal.