Tradição de 111 anos, Procissão de Pentecostes toma as ruas de Bom Jesus da Lapa no último dia da Festa do Divino Espírito Santo

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A tradicional Procissão de Pentecostes da Festa do Divino Espírito Santo marcou o último dia da Festa do Divino Espírito Santo em  Bom Jesus da Lapa, na manhã deste domingo(28). Um grande público foi para as ruas  acompanhar o evento, que reflete a cultura, identidade e memória da comunidade local.

BahiaFArmShow-350x250px

O cortejo que contou com a presença de lapenses e romeiros,  começou logo no início da manhã, e percorreu as principais ruas da cidade, marcado por simbolismos, em referência a cada um dos sete dons do Divino.

Após o percurso pelas ruas da cidade, os fiéis retornaram para o Santuário do Bom Jesus da Lapa onde  acompanharam a missa de encerramento da Festa do Divino que foi  celebrada pelo bispo diocesano, dom Dom João Santos Cardoso.

Bom Jesus da Lapa tem a sua centenária Festa do Divino Espírito Santo tombada como patrimônio histórico e cultural da Bahia.

A Festa funde elementos da cultura popular com religiosidade. É uma comemoração tipicamente folclórica e espontânea. Ela se configura como uma das mais antigas celebrações do catolicismo popular de Bom Jesus da Lapa, com mais de um século de existência.