Brasil tem 114 óbitos e 3.904 casos confirmados de COVID-19

0
GrupoSCosta-350x250px

Neste sábado, o Ministério da Saúde atualizou os números oficiais da COVID-19 em suas redes sociais, diretamente da tradicional live da coletiva de imprensa. De acordo com os dados informados pelas secretarias estaduais da saúde, o país registra 3.904 casos confirmados e 114 óbitos, o que eleva o percentual de letalidade da doença no país para 2,9%, ante a 2,7% registrados na última sexta (27).

Em comparação com último boletim divulgado, a doença causada pelo novo coronavírus traz um aumento de 23% no número de mortes. Quanto às confirmações, este é o segundo maior aumento diário de casos no Brasil até o momento, subindo 14% em relação a ontem.

Dez estados apresentaram óbitos, sendo eles AM, CE, PE, PI, RJ, SP, GO, PR, SC e RS. Todas as unidades da federação já contam com casos confirmados da doença. Apenas o estado de São Paulo conta com 1.406 pessoas contaminadas e 84 óbitos, ainda de acordo com o Ministério.

Ver imagem no Twitter

Segundo João Gabbardo, secretário executivo do Ministério da Saúde, o governo está entregando equipamentos de proteção a profissionais da saúde e instalando novos leitos. “Estamos com mais de 40 caminhões, pelo país, entregando EPIs, e vários voos para entregar vacinas, EPIs e equipamentos de UTIs. Nesta semana completamos a instalação dos 540 leitos que prometemos no primeiro momento”.

Ao todo, o Ministério deve distribuir 22,9 milhões de testes para o diagnóstico da COVID-19, de dois diferentes tipos: aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR) e outros que verificam a resposta do organismo ao vírus — o chamado teste rápido de sorologia, quando são verificados os anticorpos, avaliando a resposta imunológica do corpo ao microorganismo invasor.