PF e Ibama encerram operação contra pesca ilegal no Rio São Francisco

0
Foto: Divulgação/Policia Federal e IBAMA

A Polícia Federal e o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) finalizaram, nesta sexta-feira (28), a Operação Carrancas, realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro para fiscalizar as margens do Rio São Francisco e combater crimes ambientais, com foco na pesca ilegal durante o período de defeso.

📲 Siga o canal do Notícias da Lapa no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia. 

Durante a ação, cerca de 1.000 covos ilegais foram apreendidos e destruídos. Esses equipamentos, usados para capturar pitu, também aprisionam outras espécies, como traíra, tilápia, tucunaré e siri, prejudicando a biodiversidade. Cerca de 5.000 pitus foram resgatados e devolvidos ao rio.

O uso desses apetrechos compromete o equilíbrio ambiental e ameaça os estoques pesqueiros da região. A fiscalização reforça a necessidade de combater práticas predatórias e incentivar métodos mais sustentáveis.

A Polícia Federal seguirá com ações ao longo do Rio São Francisco. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelo canal Comunica PF, disponível no site da instituição.