Quarta-feira de Cinzas marca início de tempo de jejum e preparação para católicos

0
GrupoSCosta-350x250px
Missa da Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade no Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade no ano de 2019.

A quarta-feira após o feriado de Carnaval é conhecida como a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma. Este período, que se encerra na Quinta-feira Santa e contabiliza 40 dias, é considerado um tempo de preparação e mudança para os católicos, que praticam jejuns ao longo dos quarenta dias.

O período da Quaresma remete aos 40 dias em que Jesus esteve no deserto, em jejum e oração. Durante estes dias, a liturgia católica é roxa, pois a cor remete ao recolhimento, e os católicos são orientados a praticar o jejum, a penitência e a oração, em preparação para a Páscoa.

Para auxiliar os fiéis durante este caminho de mudanças e preparações, diversas ações são realizadas durante a Quaresma, como a Via-Sacra (que acontece às sextas-feiras) e a veneração às imagens do Cristo Morto. Neste período de oração e jejum, os católicos também são orientados a fazer exames de consciência e a confessar.

BahiaFArmShow-350x250px

A Quaresma tem início nesta Quarta-feira de Cinzas, 26, e termina no dia 9 de abril, Quinta-feira Santa, quando começa o Tríduo Pascal (celebrações da Quinta, do Sábado Santo e do Domingo de Páscoa).