Agentes de Saúde de Bom Jesus da Lapa participam de mobilização nacional em Brasília na defesa do reajuste salarial e da permanência do cargo

0
GrupoSCosta-350x250px
Os agentes estão sem reajuste há quatro anos e recorrem a uma emenda para conseguir um piso nacional e ao aumento automático para a categoria.

A Associação Amigos da Saúde de Bom Jesus da enviou  vários representantes dos agentes de saúde do município para Brasília, para acompanhar a votação do relatório da PEC 22 (Proposta de Emenda Constitucional) do piso salarial nacional das agentes comunitários e agentes de endemias, que acontece nesta quarta-feira (16), na Capital Federal.

Marcelo Caetano, Evilásio Fernandes, Adenilton Silva, Genilson Carmo

Segundo Jesuina Maria, presidente da Associação Amigos da Saúde, “a luta pela permanência do nosso cargo vem de uma formulação da PNAB que é a nova reformulação da política nacional de atenção básica, onde o texto define a extinção do cargo de agentes comunitários de saúde e de agente de combate as endemias”, falou.

Segundo Miguel Leles, os agentes de saúde são personagens fundamentais na saúde do município, pois é quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade, conhecendo toda realidade.

Buscando fortalecer a luta, várias representações dos Agentes de Saúde participaram da sessão na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa realizada nesta terça-feira(15), onde recebeu o apoio do presidente e de todos os vereadores presentes.

A Proposta de Emenda à Constituição PEC 22/2011 tem por objetivo instituir de forma permanente uma política remuneratória de valorização dos profissionais que exercem atividades de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate às endemias (ACE). A proposição altera o art. 198, do Texto Constitucional permanente, acrescentando-lhe cinco novos parágrafos, cujo teor coloca o vencimento dos ACS e ACE sob a responsabilidade da União, sendo os recursos correspondentes consignados no Orçamento da União em dotação própria e exclusiva.