Há uma nova Guerra Fria entre Rússia e Ocidente?

0
GrupoSCosta-350x250px

Conteúdo editorial fornecido pela BBC

_100621049_putin_army_wide_get

Tensões entre Ocidente e Rússia se elevaram nas últimas semanas e geraram comparações com a Guerra Fria. As relações entre a Rússia e o Ocidente vivem um dos momentos mais tensos dos últimos anos, sobretudo após o Reino Unido acusar Moscou pelo envenenamento de um ex-espião russo com gás nervoso em solo britânico.

A onda de apoio a Londres por parte de outros países ocidentais, que expulsaram diplomatas russos, despertou especulações a respeito de uma “nova Guerra Fria” – comparando o cenário atual à rivalidade militar e ideológica entre a União Soviética e os EUA entre os anos 1950 e 80.
Mas tal comparação pode ser enganosa.

“A Guerra Fria era uma competição resultante de um sistema (de mundo) bipolar, em que duas superpotências, ambas com vantagens militares e econômicas, competiam para moldar a política internacional”, diz à BBC Michael Kofman, pesquisador-sênior do Centro de Análises Navais (CNA) e do centro de estudos Wilson Center.
Em contraste, segundo Kofman, a competição atual não deriva de um balanço de poder ou de uma ideologia por si só, mas sim de “decisões conscientes tomadas por líderes, das estratégias que eles perseguiram e de uma série de desentendimentos específicos na política internacional”.