Em vídeo: Rui Costa garante 20 leitos de UTI no Hospital de Bom Jesus da Lapa, mas não fala em “regional” 

0
GrupoSCosta-350x250px
Rui Costa e Eures Ribeiro Foto: Youtube/Reprodução

Um dos assuntos mais comentados sobre a saúde pública em Bom Jesus da Lapa é a regionalização do atendimento, com a construção de um “novo” Hospital Regional na capital baiana da fé, obra anunciada pelo prefeito Eures Ribeiro. Até ai, fato normal.

Mas, uma polêmica emergiu quando foi anunciada pelos prefeitos do território da Bacia do Corrente a construção dessa estrutura em Santa Maria da Vitória, o que fez parte da população lapense e, segundo Ribeiro, políticos da oposição entenderem que Lapa “perdeu” para Santa Maria tal obra.

Enquanto isso, diversos comentários surgiam, políticos postavam vídeos criticando a suposta perda, entrevistas em rádios garantiam o empreendimento, outros tentavam explicar, e até ai, o governador Rui Costa fazia silêncio, sem esclarecer essa situação, que provocada ou não, causou uma saia justa para ambos.

BahiaFArmShow-350x250px

O prefeito Eures Ribeiro, esteve nesta semana (19) no gabinete do secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que apresentou o projeto de ampliação e construção de leitos de UTI e do Centro de Imagem no Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa. “Em reunião, discutimos importantes itens do projeto para maior qualidade da obra. O município de Bom Jesus da Lapa receberá um Hospital ainda melhor”, garantiu Eures.

Mas ainda assim, faltava a palavra do Governador Rui Costa. Que deveria assegurar que Bom Jesus da Lapa, a principal cidade do Território do Velho Chico teria o seu Hospital Regional. Nosso portal fez diversas cobranças nesse sentido.

RUI COSTA FINALMENTE FALA

Pondo fim ao silêncio, na última quarta-feira (19), o Governador Rui Costa, ao lado do prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, gravou um vídeo multiobjetivo: abraçar o povo da Lapa, anunciar a sua visita à cidade nos dias 05 e 06, durante a Festa do Bom Jesus e dizer que nesta data irá anunciar várias obras e assinar convênios, “Inclusive à construção e ampliação do hospital, onde nos vamos implantar 20 leitos de UTI no hospital municipal capacitando esse hospital para dar qualidade de atendimento ainda maior a toda população”, disse Rui Costa. O Governador não usou em nenhum momento a palavra “regional” e nem deu detalhes sobre o convênio que será assinado, mas garantiu “20 leitos de UTI”.

Estrutura de um Hospital Regional

Como referencia, o Hospital Regional de Guanambi, que atende em torno de 40 cidades, de acordo com informações divulgadas pelo Governo da Bahia, tem uma estrutura dotada de 91 leitos de internamento, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI NEO, 10 leitos de UCI NEO, 4 leitos semi-intensivo adulto, 4 leitos para pacientes graves e isolamento na emergência, serviço de mamografia e tomografia.

Regional ou não, a cidade de Bom Jesus da Lapa pode estar no caminho de oferecer uma saúde, mais qualificada e que poderá salvar, de fato, muitas vidas, já que a estrutura de 20 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), garantidas por Rui, pressupõe a contração de muitos especialistas e a instalação de equipamentos para exames avançados.

Ainda sobre esse assunto, vale lembrar que com a implantação de um Hospital Regional, a cidade receberá naturalmente maior lotação de pacientes e filas com o “padrão SUS”. Por isso, cada município, além de manter, dentro das condicional idades, uma estrutura de saúde regional também deverá ter o seu hospital municipal próprio. Voltando ao exemplo de Guanambi, no sudoeste da Bahia, a Prefeitura de lá também inaugurou a sua estrutura no ano de 2015, usando a antiga estrutura do Hospital São Lucas, como Hospital Municipal de Guanambi.

Para todos os críticos e apoiadores, cabe reflexão.