Após quatro dias, incêndio na zona rural de Serra do Ramalho é controlado 

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O incêndio que estava consumindo a vegetação na zona rural de Serra do Ramalho, desde o início da semana, foi controlado na tarde desta sexta-feira(20), após a mobilização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  Secretaria de Infraestrutura do município alguns moradores.

O fogo queimou  cerca de cinco lotes, e entrou em uma área de reserva, e só  foi contido após o uso de carros-pipa da prefeitura e do Consorcio CDC Velho Chico.

BahiaFArmShow-350x250px

Segundo informações o fogo começou em uma área quilombola de Barreiro Grande,  e foi passando para outras pastagem, e devido a vegetação e o calor o fago se propagou rapidamente,  queimando aproximadamente 500 hectares, por falta de brigadista para controlar as chamas. Já que a equipe de  brigadistas  do Prevfogo que atendem o município  Serra do Ramalho e a região foi convocado pelo IBAMA para ajudar  a controlar um incêndio no Parque Nacional do Xingu(MT).

Não é a primeira vez que focos de incêndios  atingem o município, já que nesse período o  calor e o tempo seco favorecem a proliferação de queimadas na região.

O incêndio em Serra do Ramalho tem  provocado o debate sobre a necessidade, urgente,  dos municípios terem,  além da Brigada do Prevfogo que atende a região e o Brasil todo, uma brigada municipal preparada para esse tipo de ação.  Já  a “população” precisa mudar a cultura de fazer queimadas ou queimar  lixos, especialmente nesse período do ano,  pois o fogo  podem passar para a matas mais próxima, e causar um incêndio florestal.