Em Salvador, filme produzido em Serra do Ramalho “A cidade do Futuro” tem pré-estreia no cinema

0
GrupoSCosta-350x250px
cinema-1170x585
Foto: (Gabriel Martins/Divulgação)

Uma família não tradicional formada em pleno sertão baiano protagoniza “A Cidade do Futuro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes, teve sua pré-estreia na Bahia nesta quinta-feira(19), no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha.

A sessão teve em seguida um debate com os diretores e atores, mediado pelo jornalista Jorge Gauthier, editor do blog LGBT Me Salte.

Premiado nos EUA, Argentina e Brasil, o longa-metragem apresenta Milla, Gilmar e Igor, um trio que aposta no amor para vencer os preconceitos e criar seu filho em Serra do Ramalho, cidade onde nasceram. “A Cidade do Futuro” foi exibido em 14 países, passando por mais de 30 festivais nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Localizado na região Oeste, o município foi criado durante a Ditadura Militar para abrigar parte das cerca de 73 mil pessoas deslocadas dos seus lares, no Norte baiano, para dar lugar à represa de Sobradinho.

Em “A Cidade do Futuro”, Milla é professora de teatro e Gilmar é professor de história. Em suas aulas, ambos buscam resgatar as marcas que a remoção forçada deixou em seus pais e avós, assim como nos do vaqueiro Igor. Seus parentes não tiveram opção, mas eles estão  determinados  a resistir à opressão conservadora e sexista. “Estamos falando sobre direitos civis de uma população considerada, muitas vezes, de segunda classe”, diz Marques, explicando essa ligação histórico-temporal.

Viabilizado pelo edital IRDEB/FSA, programa Brasil de Todas as Telas de 2014, “A Cidade do Futuro” foi realizado com R$ 300 mil. O filme estreia dia 26 de abril nos cinemas de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Informações da Tribuna da Bahia.