
A Justiça do Trabalho de Guanambi, por meio da Juíza Substituta Danusa Almeida Vinhas, concedeu uma liminar favorável a Cosme Deir Conceição da Silva, determinando sua imediata reintegração ao cargo de secretário administrativo da Colônia de Pescadores Z-33, em Carinhanha, após ser suspenso de suas funções. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (4), ocorre após acusações de apropriação indevida de um veículo da organização, feitas pelo presidente da Associação, Newilton Ferreira Batista, durante uma Assembleia em maio de 2024.
Cosme, que se lançou como candidato à presidência da Colônia, havia sido suspenso por 90 dias, medida que alegou ser fruto de perseguição política por parte do atual presidente. Ele destacou, em declarações anteriores, que sua candidatura gerou rejeição do presidente e levou a atitudes autoritárias, como a retirada de cabos de computador onde ele trabalhava.
A liminar foi fundamentada no Estatuto da Colônia, que estabelece que a eliminação de um associado só pode ocorrer após um processo regular de apuração. A Juíza também levou em consideração a falta de provas suficientes para justificar a inelegibilidade de Cosme. A decisão determina sua recondução ao cargo até o final do mandato ou até que haja um processo formal de afastamento.
A magistrada também ordenou a abertura imediata da sede da Colônia para que os associados possam cumprir suas obrigações, além de garantir a liberdade para o pleito eleitoral de julho de 2024.