População do Oeste da Bahia “abraça” Correntina em defesa das águas

0
GrupoSCosta-350x250px

1

“Corrente véio dá água boa e limpa, fazendo o que era seco verdejar”, já diziam os cantores Sá e Guarabyra nos anos 1970, sobre a importância do rio Corrente e seus afluentes para o Povo Correntino. 

Em defesa das águas, os moradores de Correntina, Oeste da Bahia, promoveram na manhã deste sábado(11) um dos maiores atos, em defesas dos rios, já realizado na região. Gente de vários municípios vestiram de preto e se juntaram a causa, promovendo uma grande caminhada, e no final um grande abraço no Rio Correntina.

BahiaFArmShow-350x250px

01

“O rio Correntina é nosso”! Não vamos morrer de sede nas margens do Rio Arrojado”!. Esses foram os principais gritos. Milhares de pessoas deram as mãos, e de forma simbólica abraçaram o Rio Correntina e todas a as nascentes responsáveis pelas suas águas. Denunciando o uso abusivo das águas do rio Arrojado e o seu baixo nível em consequência do intenso desmatamento, sobretudo pelas empresas do agronegócio.

“Acredito que esse momento é único, as pessoas festejam brincando nas águas, estão se molhando, brincando igual criança nas águas dos nossos rios, que dependem de cada nascente para continuar correndo, e sendo fonte de vida e alegria do nosso povo”. Esse momento mostra que diante da nossa luta reencontramos também as nossas alegrias, e as nossas emoções. Não podemos permitir que tirem esse direito da gente”, disse um dos participantes do ato.

Segundo uma moradora da região do rio Arrojado, o rio simboliza a vida do povo. “Aos poucos a gente vai compreendendo que as coisas não podem continuar como estão, precisamos juntar nossas forças, ver que todos precisam das águas, esse abraço simboliza um novo recomeço para nosso povo. Entendendo que estamos abraçamos nosso gente, nossa vida e a nossa história, que esse rio faz parte”, falou.