Dia dos pais: a importância da figura masculina

0
GrupoSCosta-350x250px
Diante de uma sociedade cada vez mais distante, como ficam os laços paternais?

No Brasil, o segundo domingo de agosto é quando a maioria das famílias se reúne para, em um gesto de carinho, presentear os patriarcas da casa. Tão bonito quanto o dia das mães, o dia dos pais é mais uma data muito comemorada nacionalmente. Afinal, a importância dos homens como pais é grandiosa, porém nem todas as mães pensam assim.

Segundo Carla Ribeiro, psicóloga com abordagem em sexualidade humana e saúde do homem, “é bem natural na sociedade que mulheres por motivos pessoais com os companheiros, afastem os filhos dos pais alegando proteção. Vezes por orgulho, quebrar a aliança paterna é prejudicial principalmente tanto para o homem quanto para a criança”, explica.

Carla ressalta que é importante lembrar que “ao falar em figura paterna não é obrigatório estar diretamente ligado ao pai biológico, pois na falta deste, a criança poderá encontrar outras referências, como tios, avós e mesmo irmãos mais velhos. A representação da figura paterna também serve, para os meninos, como modelo e para as meninas como representante do universo masculino”, destaca.

BahiaFArmShow-350x250px

“Especialistas consideram que através da ligação afetiva dos pais, os filhos se tornam adultos mais seguros e confiantes”, pontua a psicóloga. As ligações paternas que eram consideradas efetivas apenas depois dos quatro anos de idade, está comprovado, atualmente, que se estabelecem desde os primeiros contatos do pai com o bebê.

Ela finaliza, lembrando que, para ser um bom pai, é preciso ser presente na vida de seus filhos. “Desde a chegada do bebê até a formatura da faculdade, é sempre necessário que os pais ‘estejam ali’ para seus filhos, para os momentos bons e ruins independentes do sucesso ou não do relacionamento com a mãe”, conclui. (Quemve)