Pesquisa revela que maioria dos brasileiros apoia restrições ao uso de celular nas escolas

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: LBeddoe/Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Nexus-Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 86% dos brasileiros são a favor de algum tipo de restrição ao uso de celulares nas escolas. Desses, 54% defendem a proibição total dos aparelhos, enquanto 32% acreditam que o uso deve ser permitido apenas para atividades pedagógicas, com a autorização dos professores.

Segundo Marcelo Tokarski, diretor-executivo da Nexus, os resultados demonstram uma grande preocupação da população com o uso excessivo de celulares no ambiente escolar. “Esse apoio reflete a percepção de que algo precisa ser feito para proteger o processo de aprendizagem e evitar distrações”, afirmou.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que visa limitar o uso dos celulares nas escolas. A proposta, já aprovada pela Comissão de Educação, proíbe o uso para crianças de até 10 anos e permite seu uso apenas para atividades pedagógicas a partir dos 11 anos. O Ministério da Educação também havia anunciado a criação de uma proposta sobre o tema, mas ainda não a apresentou oficialmente.

A pesquisa também apontou diferenças no apoio às restrições de acordo com a faixa de renda. Entre os entrevistados que ganham acima de cinco salários mínimos, apenas 5% se opõem à proibição total, enquanto esse número sobe para 17% entre os que recebem até um salário mínimo. Além disso, 67% dos entrevistados com maior renda apoiam a proibição total, índice superior à média geral de 54%.