Assinada ordem de serviço para revestimento primário do trecho da Ba- 160 entre Bom Jesus da Lapa e Rio das Rãs

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Divulgação

Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira(24) na localidade quilombola do Rio das Rãs, zona rural de Bom Jesus da Lapa, o prefeito Eures Ribeiro anunciou o início de encascalhamento do trecho da BA-160 que se inicia no trevo da BR – 430, até o Território do Rio das Rãs, através de um  convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Velho Chico que executará as obras.

Segundo o prefeito, o cascalhamento é o primeiro passo para a recuperação total do trecho, e que a luta vai continua em busca do asfaltamento. “Em breve, quero retornar para comunicar a pavimentação asfáltica do trecho e, para isso, continuo conversando com o Governador Rui Costa que nos atendeu, neste momento, com o cascalho”, disse.

O contrato de recuperação da via foi publicado  no mês passado pela  Secretaria de Infraestrutura, e recuperará com revestimento  66 km  da BA-160. O valor da obra é de R$ 3 milhões, com prazo de 210 dias.

O contrato emergencial, por dispensar de licitação,  foi feita após  cobrança  das representações, comunidades quilombolas da região, como também do poder político local. As representações afirma que  continuarão lutando pela recuperação total da via, e espera agora,  que a Secretaria de Infraestrutura elabore o  projeto de recuperação asfáltica do trecho  entre  Bom Jesus da Lapa e Malhada.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs, interior do município.