Na quinta-feira, 21 de novembro, a Escola Promove realizou o projeto “Consciência Negra, Arte e Cor”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20/11) em todo o Brasil. O evento teve como objetivo refletir sobre a importância da cultura afro-brasileira e reforçar a valorização da história e das raízes culturais da população negra no Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do canal do Notícias da Lapa no WhatsApp.
Em uma sociedade plural e miscigenada, é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo no combate ao racismo e na promoção de uma convivência harmônica entre as diversas culturas. Por isso, a Escola Promove realiza ações que buscam debater e refletir sobre as questões étnico-raciais desde as séries iniciais até o Ensino Médio, fortalecendo a identidade dos alunos e ampliando a compreensão sobre a riqueza da cultura africana e afro-brasileira.
O projeto contou com um conjunto de atividades que envolveram todos os alunos da instituição, como:
Estudo de texto bibliográficocom destaque para o livro: História preta das coisas , de Bárbara Carine Soares Pinheiro;
Exposição de invenções científicas de autores negros, pouco conhecidos na sociedade e de fundamental contribuição para a ciência;
Produções artísticas, Painéis e máscaras, que expressaram a arte afro-brasileira.
Dança e culinária típicas da cultura negra;
Coral, com músicas que exaltam a força e beleza da cultura afro-brasileira.
Desfile, homenageando personalidades negras que marcaram a história da literatura e da cultura nacional e internacional.
Todo o evento foi idealizado e realizado pelos próprios alunos, com o apoio dos professores e coordenação, ressaltando o protagonismo estudantil e incentivando uma reflexão crítica acerca do tema.
A programação também buscou reforçar o compromisso da escola com a construção de um ambiente inclusivo e consciente, onde a diversidade é celebrada e respeitada.
É importante destacar que o projeto está em conformidade com a Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. A ação da Escola Promove é mais um passo em direção à educação antirracista e ao fortalecimento da identidade cultural dos alunos, além de fomentar um espaço de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos afrodescendentes, que, historicamente, foram marginalizados em suas manifestações culturais e sociais.
Ao longo do evento, os estudantes não apenas aprenderam sobre a história afro-brasileira, mas também se engajaram em atividades que reforçam a importância da representatividade, do respeito e da valorização da cultura negra no Brasil.
Veja algumas imagens:
Para acompanhar mais sobre as atividades realizadas pela Promove, acesse Instagram da Escola em Bom Jesus da Lapa.