Loja Maçônica Luz e Liberdade completa 56 anos em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
marçonaria hélio
Foto: Arquivo pessoal da Maçonaria Luz e Liberdade

Presente em praticamente todo o mundo, a entidade se define, entre outros aspectos, como uma instituição filosófica, filantrópica e educativa, que busca a formação do indivíduo enquanto ser humano.

Não se sabe ao certo quando as primeiras organizações maçônicas foram formadas, mas se estima que isso tenha ocorrido alguns milhares anos antes de Cristo. Classificadas como Maçonaria Operativa, essas associações agregavam os profissionais que detinham os conhecimentos da engenharia e das técnicas da construção. Já a Maçonaria na forma como se conhece hoje é bem mais recente. Ela começou na Europa no início do século 18.

A Loja Maçônica Luz e Liberdade, fundada no ano de 1962, registrada como a primeira instituição maçônica constituída no município,  tem como  princípios   trabalhar os valores éticos e morais dos sujeitos, com o proposto de tornar os indivíduos melhores para o meio em que ele convive, seja na família, no trabalho ou na sociedade.

helio
Venerável Mestre Hélio Francisco. 1º Vigilante João Batista, 2º Vigilante Jair Bonfim

De acordo com o funcionário público federal, Hélio Francisco  Oliveira, que conversou com o Site Notícias da Lapa, a Maçonaria está sintetizada em três palavras: liberdade, igualdade e fraternidade. “A maçonaria é uma instituição universal, e dentro dos seus três pilares ela busca contribuir na sociedade, principalmente com os grupos mais carentes, sem se expor na divulgação das ações. Trabalhando de acordo a sua etapa histórica. E dependendo o que está passando naquele momento, a gente busca atuar, de uma maneira, pregando a felicidade da humanidade”, disse.

Ele frisou que a Maçonaria é uma instituição de homens de bem, que pregam como causa primordial o bem estar da família. “A família é a célula mater da sociedade. E a partir do momento que a gente prega uma boa vivência, o bem estar da família, a gente vai numa sequência, até a humanidade. Começa de um espaço menor, na comunidade local, e vai crescendo. Por que a gente cresce? Porque a gente está interligada mundialmente. Daqui a gente tem o comando Estado, e a nível Federal, e temos o reconhecimento em níveis mundial, de algumas potencias maçônicas que comanda grupos de maçonarias”, continuou: maçonaria não discute religião e nem política partidária, mais entre seus adeptos não existem ateus, cada um prega uma religião, para que não haja nenhum constrangimento com os irmãos que praticam diferentes linhas religiosas. E a maçonaria, não só com os seus adeptos, quanto na comunidade como um todo, praticar uma crença religiosa. Que a gente crer no Ser todo poderoso, criador supremo”, falou.

Hélio Francisco destacou que muitos seguimentos que se dizem maçonaria confundem os verdadeiros princípios da instituição, que buscam de todas as formas se aparecer para conseguir novos seguidores, fazendo todo tipo de ação. “Tem uma com propaganda até em ônibus, em rádio, tvs, tentando captar adeptos. Essa não é a verdadeira maçonaria que nós pregamos”, destacou.

Há mais de cinco décadas de história

Membro da instituição desde 2003, Hélio Francisco de Oliveira é o Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz e Liberdade. O cargo equivale ao de presidente. A sua fundação ocorreu há exatos 56 anos, em 01 de fevereiro de 1962. Abílio Ribeiro Basto, Alípio Pereira Castro, Américo Vieira Lima, Antônio Alves de Souza, Antônio Ferreira Barbosa, Argemiro Martins Santiago, Benvenuto Ribeiro dos Santos, Celson Gonçalves da Fonseca, Domingos Lisboa, Homero Martins de Oliveira, João Alves dos Santos, João Silva, José Mendonça Filho, Julio José Rodrigues, Luiz Gomes dos Santos, Milton Pereira dos Santos, Pedro Pereira de Castro, Petrônio Sardeiro, Walter Nascy de Araújo Mota, e Benjamin Jamil Farah, que além de fundador também foi o primeiro presidente da Loja, que atualmente conta conta com mais de 100 membros.

Participação social

Questionado sobre as ações desenvolvidas para a comunidade, Hélio explica que um dos princípios da entidade é não fazer alarde sobre essas questões. E que são feitos atendimentos assistenciais diretamente para famílias que passam por dificuldade, mas não costumamos divulgar.

Uma das iniciativas da Loja, juntamente com outras instituições, foi criar no município a Marcha pela Paz. Um grupo de pessoas de diversos seguimentos da sociedade de Bom Jesus da Lapa, que  juntos buscas alternativas  políticas em defesa da justiça e da paz.

Sobre os critérios para receber novos membros, o dirigente de Bom Jesus da Lapa disse que na Maçonaria atual não há mais restrições quanto à profissão dos seus integrantes, mas para participar a pessoa precisa ser convidada por algum membro da ordem, e antes de haver o convite é feita uma avaliação sobre o caráter e a conduta do indivíduo junto à sociedade.