Professores denunciam invasão de barbeiros em Casa do Professor da Agrovila 23 em Carinhanha

0
GrupoSCosta-350x250px

Professoras da Agrovila 23, no município de Carinhanha, há cerca de 140 km de Bom Jesus da Lapa, denunciam uma infestação de Barbeiros (Triatoma infestans) na Casa Municipal dos Professores da comunidade. A imagem com os insetos foi compartilhadas pelas redes sociais.

Barbeiros – Insetos capturados na sexta-feira – Foto: Whatsapp

Segundo, os profissionais eles moram na área urbana e deixam suas famílias para lecionar na Escola José Eduardo Raduan,que fica há mais de 80 quilômetros da sede.
Os insetos foram capturados na manhã dessa sexta-feira (06) para serem encaminhados ao Departamento de Combate de Endemias. Agora as servidoras pedem, de forma urgente, a dedetização do local, pois elas temem ser contaminadas.
Até o fechamento desta matéria, o local ainda não havia sofrido intervenção do município.

BahiaFArmShow-350x250px

O Triatoma infestans, popularmente chamadas de Barbeiro, é uma espécie de inseto bem popular na região nordeste, sendo bastante conhecido por transmitir a Doença de Chagas, que é transmitida pelas fezes desse inseto.

Seus sintomas, de acordo com a organização Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), são:

Fase aguda:
A maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Quando os sintomas ocorrem, duram cerca de dois a quatro meses e podem incluir erupções de pele e nódulos inflamatórios, febre, dor de cabeça, gânglios linfáticos aumentados, náuseas, diarreia, vômito e dificuldade para respirar.

Fase crônica indeterminada:
Após a fase aguda, as pessoas entram em uma fase crônica indeterminada, que pode durar anos ou décadas. Os parasitas continuam presentes nos tecidos dos órgãos, apesar da total ausência de sintomas. As pessoas na fase indeterminada ainda podem transmitir a doença.

Fase crônica sintomática:
Para 30% a 40% das pessoas infectadas, a doença progride para um estágio final da fase crônica. A maioria sofrerá danos cardíacos, frequentemente resultando em morte súbita ou insuficiência cardíaca progressiva. Em um número menor de pacientes, a doença causa o alargamento do trato e órgãos gastrintestinais e transtornos motores gastrintestinais.