Prefeitos do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão se reúnem com Secretária de Saúde do Estado em Guanambi

0
GrupoSCosta-350x250px

Prefeitos, prefeitas e Secretários de Saúde das 23 cidades integrantes do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, que tem na presidência desde 2021, o gestor de Iuiu, Reinalldo Góes,  participaram de uma reunião  na manhã dessa terça-feira (05) em Guanambi, com a Secretaria de Saúde da Bahia, Dra. Tereza Paim e  Luís Caetano, Secretário de Relações Institucionais do Governo Rui Costa, para tratar principalmente sobre o funcionamento do HGG – Hospital Geral de Guanambi.

Os gestores do CIS Alto Sertão já reclamam há vários anos que o HGG tem dado prioridade aos pacientes de Guanambi, o que dificulta a regulação de outros pacientes dos demais municípios, que não encontram as vagas necessárias às demandas de suas cidades.

BahiaFArmShow-350x250px

Na avaliação do Consócio, existem algumas deficiências no atendimento do HGG para com os municípios, principalmente referente a oferta e demanda de diversos serviços e procedimentos, bem como, da necessidade de aprimoramento do sistema de regulação.

Um fator positivo para se destacar, é que os municípios e o estado, tem trabalhado juntos em diversas questões de saúde e estão avançando nas discussões visando a melhoria na qualidade do atendimento para a população de todos os municípios da região.

De acordo com a secretaria Tereza Paim, a proposta é direcionar o hospital regional de Guanambi apenas para a média e alta complexidade nas especialidades clínicas, cirúrgicas, obstétricas e pediátricas, a exemplo da neurocirurgia e o parto de alto risco. Com isso o atendimento aos pacientes mais graves vai ser ampliado e a necessidade de transferências para a capital ou outras regiões vai ser reduzida. A reorganização da rede assistencial na região vai possibilitar o fortalecimento de hospitais municipais e de pelo menos quatro hospitais complementares ao regional de Guanambi nos municípios de Caculé, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Caetité.