Prefeitos do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão se reúnem com Secretária de Saúde do Estado em Guanambi

0
GrupoSCosta-350x250px

Prefeitos, prefeitas e Secretários de Saúde das 23 cidades integrantes do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, que tem na presidência desde 2021, o gestor de Iuiu, Reinalldo Góes,  participaram de uma reunião  na manhã dessa terça-feira (05) em Guanambi, com a Secretaria de Saúde da Bahia, Dra. Tereza Paim e  Luís Caetano, Secretário de Relações Institucionais do Governo Rui Costa, para tratar principalmente sobre o funcionamento do HGG – Hospital Geral de Guanambi.

Os gestores do CIS Alto Sertão já reclamam há vários anos que o HGG tem dado prioridade aos pacientes de Guanambi, o que dificulta a regulação de outros pacientes dos demais municípios, que não encontram as vagas necessárias às demandas de suas cidades.

Na avaliação do Consócio, existem algumas deficiências no atendimento do HGG para com os municípios, principalmente referente a oferta e demanda de diversos serviços e procedimentos, bem como, da necessidade de aprimoramento do sistema de regulação.

Um fator positivo para se destacar, é que os municípios e o estado, tem trabalhado juntos em diversas questões de saúde e estão avançando nas discussões visando a melhoria na qualidade do atendimento para a população de todos os municípios da região.

De acordo com a secretaria Tereza Paim, a proposta é direcionar o hospital regional de Guanambi apenas para a média e alta complexidade nas especialidades clínicas, cirúrgicas, obstétricas e pediátricas, a exemplo da neurocirurgia e o parto de alto risco. Com isso o atendimento aos pacientes mais graves vai ser ampliado e a necessidade de transferências para a capital ou outras regiões vai ser reduzida. A reorganização da rede assistencial na região vai possibilitar o fortalecimento de hospitais municipais e de pelo menos quatro hospitais complementares ao regional de Guanambi nos municípios de Caculé, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Caetité.