Brumado já tem transmissão comunitária de coronavírus, diz secretário da Saúde

0
GrupoSCosta-350x250px
Cidade de Brumado/Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O município de Brumado, no sudoeste baiano, já registra transmissão comunitária da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira(1º)  pelo secretário de Saúde, Cláudio Feres, em entrevista ao  site Achei Sudoeste.“Em qualquer local da cidade existe o risco de contaminação”, alertou.

Cládio  reforçou que o Município está monitorando de perto todos os pacientes em tratamento, oferecendo o suporte necessário. E no momento  três pacientes estão hospitalizados na cidade de Vitória da Conquista. “O Município de Brumado implantou o Pronto Atendimento Covid, que funciona 24 horas, da mesma forma que as UPAs. O paciente é atendido na urgência, mas passou de 24 horas esse paciente precisa de um destino. Ou ele vai pra casa continuar o tratamento no domicílio ou ele será internado em uma unidade clínica ou de terapia intensiva”, explicou.

O secretário esclareceu ainda na entrevista, que dentro do fluxo criado no estado da Bahia,  nenhum dos 21 municípios da microrregião possui estrutura para internação clínica e de UTI, tudo está concentrado na capital regional que é Vitória da Conquista. A decisão por concentrar esses pacientes em um local só consiste em evitar que os diagnosticados com o novo coronavírus infectem pessoas com outras enfermidades. “Não é que o Hospital Professor Magalhães Neto não tem estrutura, ele não foi planejado, dentro do fluxo criado para o novo coronavírus, para esse tipo específico de atendimento”.

BahiaFArmShow-350x250px